sexta-feira, 30 de abril de 2010

Esmaltes COLORAMA- Parte III


Olá amigas!!

Para compreender esta postagem é bom que vocês leiam as anteriores sobre minha alergia a esmaltes e a felicidade que fiquei ao saber que os esmaltes COLORAMA teriam menos chance de me causar alergia... eu ESTAVA muito feliz com eles, usando- os sem reação nenhuma... até que após, aproximadamente, 2 semanas a reação alérgica apareceu novamente... ao retirá- lo das unhas, os sintomas sumiram de novo...

Lembram que eu havia falado que tinha enviado uma mensagem para o atendimento ao consumidor da COLORAMA para esclarecer se eles eram hipoalergênicos ou não?


Pois sim... recebi a resposta... mas a reação alérgica já tinha aparecido... então, a resposta só veio a confirmar a ocorrência (segue abaixo o que eles responderam, na íntegra):


"Aline,

Agradecemos a preferência pelas nossas marcas.

Os esmaltes da marca Colorama não são hipoalergênicos.

Informamos que os componentes Tolueno e Formaldeído não fazem mais parte da formulação dos Esmaltes Colorama, tornando nossos produtos com menor probabilidade a casos de sensibilidade.

Gostaríamos de poder atender o seu pedido, mas o Serviço de Atendimento ao Consumidor não trabalha com o envio de amostras e produtos, pois estaríamos abrindo uma exceção, deixando de atender também a outros pedidos.

Um abraço,

Serviço ao Consumidor
Colorama"
(Obs: para quem quiser falar com eles: faleconosco@br.maybelline.com)


Bom, diante desta situação... concluo que : não conter TOLUENO e FORMALDEÍDO não é sinônimo de HIPOALERGÊNICO...


Então, ficaram para mim as perguntas:

- O que são os esmaltes HIPOALERGÊNICOS?

- O que me causa a alergia afinal?

Para responder a segunda pergunta acredito que somente fazendo uma testagem alérgica no dermatologista descobrirei o produto específico que me causa incômodo... mas para a primeira pergunta, fui buscar algumas respostas na web:


1º- muitos blogs usam o termo HIPOALERGÊNICO como sinônimo de SEM TOLUENO, SEM FORMALDEÍDO... então, cuidado... a própria COLORAMA admitiu que não são a mesma coisa... e a minha reação alérgica também afirmou o mesmo (rsrsrsrssrs)

2º- encontrei algumas "pistas" no site da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão do governo encarregado de vistorear e legislar a respeito da qualidade e segurança de produtos. Acesse na íntegra um parecer técnico em: http://www.anvisa.gov.br/cosmeticos/informa/parecer_hipo.htm


Resumidamente, o parecer diz que os hipoalergênicos são produtos que com menor risco de reações e que nenhum rótulo de produto poderá afirmar que é "inócuo", "não alergênico" ou "produzido com matérias primas inócuas"... isto me faz considerar que nenhum produto cosmético pode se afirmar 100% seguro contra alergias.


Para ser considerado HIPOALERGÊNICO o produto deverá passar por diversos testes.


Segundo o parecer da ANVISA:


"Os produtos que se utilizarem desta menção em sua rotulagem deverão apresentar obrigatoriamente, por ocasião do pedido de registro na GGCOS/Anvisa, testes clínicos de sensibilização cutânea e fotoalergia, de acordo com metodologia reconhecida, que atestem a baixa incidência de reações adversas de sensibilização e fotoalergia."


Portanto, caras amigas consumidoras, tiro algumas conclusões:


- Nenhum produto é 100% seguro, inclusive os HIPOALERGÊNICOS.


- HIPOALERGÊNICO e esmalte SEM TOLUENO OU FORMALDEÍDO são coisas DIFERENTES!! Certamente o segundo não passou por testagem exigida pela ANVISA, senão diria HIPOALERGÊNICO no rótulo.


- Os HIPOALERGÊNICOS terão menos chance de reações, por conta das pesquisas específicas às quais foram submetidos.


- Para quem tem alergia a esmaltes, comprem os que tem HIPOALERGÊNICO no rótulo... mas não custa tentar um COLORAMA... vá que sua alergia seja a TOLUENO OU FORMALDEÍDO... aí terá muito mais opções de cores e melhor preço.


- E para todas as consumidoras: vale a pena investir em produtos com menos produtos químicos agressivos, como é o caso dos COLORAMA... mesmo que eles não tenham me mandado as amostras que solicitei (vocês viram na resposta do e-mail, né!!)
Por isso, fica registrado o meu protesto... por que, basicamente, quem perde são eles... eu poderia passar para alguma amiga com tendência alérgica mas vou pagar o "mal", com o "bem"... indicando mesmo assim... SOMENTE para as NÃO ALÉRGICAS... eheheheh


Bjinhos!!!! E bom fim de semana!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário